sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010


O COLO DA MÃE

Estamos nos atendo, nestes primeiros artigos, a gestação e as primeiras fases de desenvolvimento da criança, isso porque nos estágios posteriores teremos um longo percurso a ser feito, mas tudo que for feito neles terá maiores chances de um bom resultado caso o início da vida tenha sido satisfatório.
A tendência hereditária de desenvolvimento que a criança apresenta, não pode se tornar um fato sem a participação ativa de um ser humano que segure e cuide dela.
Portanto hoje, falaremos um pouco sobre a importância do colo da mãe nos primeiros 6 meses de vida.
Não só do fato de este colo ser disponibilizado ou não ao bebê, mas de como, e com que qualidade ele é disponibilizado.
Pode não parecer, mas segurar um bebê é um trabalho especializado, não que precise de estudo e qualificação, mas de disposição física e emocional.
Os bebês são muito sensíveis a maneira como são segurados. O que os leva a chorar com algumas pessoas e a ficar calmos e satisfeitos com outras, mesmo quando são ainda muito pequenos.
Mas o colo da mãe, nesse primeiro momento, sendo ela e o bebê os protagonistas destas primeiras fases de desenvolvimento, não poderia deixar de ter um papel especial.
A mãe com seu colo, nesses primeiros meses do bebê confere a ele duas percepções que são de extrema importância para seu desenvolvimento futuro, o contorno de seu corpo físico e sua individualidade e as primeiras impressões do mundo que o recebe.
Isso equivale a dizer que é a mãe e seu colo que podem facilitar ao bebê a percepção dos limites de seu próprio corpo e de seu rudimentar ego/eu.
Para clarificar este pensamento, vale dizer que o bebê quando nasce, não tem a menor consciência de que seu corpo é diferenciado do restante do mundo. Para o bebê tudo é ele. Mãe, qualquer outra pessoa e o mundo são ele.
É no colo da mãe, e nas vivências, que essa criança vai percebendo que ela é um corpo e um eu separados da mãe e do resto do mundo. Esse é um acontecimento que se dá concomitantemente nos planos físico e emocional.
Aos poucos, nesse contato e suporte do colo da mãe ele vai se diferenciando – minha mãe é minha mãe, eu sou eu e o mundo é o mundo.
O bebê vai se descobrindo e descobrindo o mundo a partir desse colo, desse contorno do próprio corpo que lhe é proporcionado pelo braços da mãe.
Braços esses que podem oferecer um colo frouxo e sem vida, seguro e confiante ou ainda rígido demais.
Um colo agradável e seguro é aquele que adapta a pressão de seus braços as necessidades do bebê, não o apertam, nem o deixam solto demais, movem-se lentamente sem a profusão de movimentos bruscos que podem levar o bebê aos sustos. E ainda que se mostra diposto emocionalmente a esse lugar de suporte com amor.
Segue-se a importância de salientar que o colo da mãe se apresenta como o primeiro contato do bebê com o mundo. Então podemos dizer que esse mundo, pelo colo da mãe e suas características, pode parecer a criança como algo rígido, atento somente as obrigações e necessidades básicas, como inseguro, instável ou ainda como seguro, confiante e acolhedor.
Essa percepção dependerá das condições físicas e emocionais em que se encontrar essa mãe no momento e primeiros 6 meses da chegada de seu filho.
Sendo assim, mais uma vez precisamos estar atentos a como estamos percebendo e sentindo o mundo, pois até mesmo pelo nosso comportamento corporal podemos estar apresentando este mundo a nossos bebês.

5 comentários:

  1. Oi Simone,

    Sigo seu blog a pouco tempo e ja gosto muito, pois tenho uma bebe de 10 meses, minha primeira filha, e seus posts me fazem entender o que se passa no mundinho novo dela.
    Se voce puder postar algo sobre a crise da separacao, eu ficaria muito grata, pois acho que estamos passando por essa fase neste momento.
    Seus posts sao otimos, muito obrigada por dividir esses assuntos importante com nos.

    Um beijo Juliana

    ResponderExcluir
  2. Olá Juliana,

    Fico contente por estar sendo auxiliada pelos textos.
    Quando você fala em crise de separação, quer dizer ansiedade de separação do bebê?
    A postagem dos textos está seguindo a ordem de uma lista de solicitações. Assim que for possível atenderei seu pedido.
    Mas, se quiser, pode entrar em contato comigo pelo e-mai: simoneavila@yahoo.com.br
    Abs,
    Obrigada pelo comentário,

    Simone.

    ResponderExcluir
  3. Oi Simone,

    Obrigada por responder meu comentario.
    Isso, eu estou falando sobre a ansiedade de separacao do bebe, estou aguardando ansiosamente pelo post sobre esse assunto.
    Vou lhe escrever um email em breve pra te contar o que realmente acontece aqui.
    Desculpa a falta de acentuacao nos meu comentarios, mas meu teclado nao esta configurado pois moro fora do Brasil.

    Obrigada pela atencao,

    Um beijo

    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Olá Simone,

    Achei seu blog hoje, numa situação de total desespero...Gostaria muito de ler mais sobre essa relação de mãe e filho...Meu filho tem 1 ano e 3 meses, desde que ele nasceu, tenho passado alguns momentos complicados na minha vida pessoal, e tenho certeza q isso tem influenciado diretamente na formação dele. Preciso tanto de ajuda, de orientação...Seus textos cairam como uma luva pra mim. Obrigada por nos ajudar!

    karla

    ResponderExcluir
  5. Olá Karla,

    Vou te pedir que me envie um e-mail no end. pessoal: simoneavila@yahoo.com.br
    Assim, você poderá me falar sobre sua situação com maior privacidade, ok!?

    Abraços,

    Simone.

    ResponderExcluir