quinta-feira, 25 de março de 2010



BULLYING, O QUE É ISSO?


O Bullying, é uma prática conhecida de todos nós ä muito tempo. Se não fomos vítimas de Bullying na escola, certamente presenciamos algum destes atos.
Tanto nos é familiar, de alguma forma, que todos sabemos da sua existência. O fato de existir essa ‘familiaridade’ em relação ao comportamento de Bullying, faz com que, muitas vezes, este assunto não seja tratado com a devida atenção. Na verdade, até os últimos tempos tem sido tratado, na grande maioria dos casos, com omissão.
O Bullying se refere a todo tipo de comportamento agressivo, verbal ou físico, intencional e repetido, que acontece, geralmente, na escola, sem motivação evidente, adotados por um ou mais estudantes, contra outros, causando muito sofrimento, dor, ansiedade e angústia tanto nas vítimas, quanto nos espectadores.
Dentre as ações que caracterizam o Bullying, estão os apelidos, a discriminação, a exclusão, a perseguição, o isolamento, o assédio, a tirania, a dominação, a agressão física, o ataque aos pertences, entre outros. Ações que humilham, atacam e ofendem a criança vitimizada
Quem já foi vítima de Bullying, ou teve um amigo ou parente próximo vivendo esta realidade, sabe bem o estrago que esta prática pode causar na vida de uma pessoa, dependendo de como ela recebe essas ações.
Não é porque muitas vezes as pessoas tratam o Bullying como algo que acontece na escola, que é normal entre as crianças, que esse assunto possa ser desprezado, muito pelo contrário. É chegada a hora de nos colocarmos em posição contrária a essa prática a tanto tempo difundida, e que infelizmente já não tenha sido barrada ä muito dentro das escolas. Teria com certeza, evitado muito sofrimento.
O Bullying é um problema mundial, não está restrito a nenhum tipo de instituição, seja ela pública ou privada, rural ou urbana. Normalmente as escolas que não admitem a existência do Bullying entre seus alunos, ou desconhecem o problema ou se negam a enfrentá-lo.
É importante que as escolas, pais e alunos, possam enfim encarar este problema de frente, as conseqüências do Bullying, quando não há intervenções efetivas, podem ser desastrosas. O ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças são afetadas de forma negativa, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Além do que, alguns alunos, que testemunham o Bullying, quando percebem que o comportamento agressivo não traz nenhuma conseqüência, podem adotá-lo também.
Dentre as conseqüências da prática do Bullying está o fato de que crianças que são alvos, dependendo de suas características individuais e de suas relações com o meio, poderão não superar os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, de baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento, ou ainda assumir e multiplicar o comportamento agressivo.
Para aqueles que são os autores da prática, também existem conseqüências, estes podem levar para a vida adulta o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no ambiente familiar ou do trabalho e trazendo muitos prejuízos para sua vida futura.
E as testemunhas, por sua vez, são afetadas de forma que sentem-se inseguras e temerosas de que sejam as próximas vítimas.
Portanto, é necessário que os envolvidos se mobilizem em busca de programas que possam ser implementados nas escolas com o intuito de diagnosticar, identificar e reduzir o comportamento agressivo entre os estudantes. Podendo assim melhorar o ambiente da escola e a qualidade de vida de todos.
Quem não ganharia com isto?

2 comentários:

  1. eu tenho uma opiniao um pouco particular sobre Bullying... esse tipo de comportamento acontece desde sempre, mas eu acho que hoje esse comportamento é muito mais agrassivo que antigamente. o mundo de hoje é muito mais competitivo. Desde cedo as crianças sao incentivadas a competir, a ganhar, a vencer de qualquer jeito e esse ncentivo vem de todas as partes: da familia, da midia e muitas vezes até da propria escola que toma metodos "agressivos" para querer impor autoridade as crianças e adolescentes. os valores estao perdidos, papeis familiares trocados ou indefinidos. os proprios professores nao sabem que postura tomar diante do comportamento dos alunos. Eu acredito que o Bullying é uma consequencia de um sistema educacional e familiar inoperante.
    Nao sei... Acredito que as pessoas que cometem o bullying (no caso de crianças e adolescentes) tem grandes possibilidades de estarem repetindo comportamentos aprendidos em casa ou em ambientes que frequentam. Quanto as pessoas que sofrem com isso tem que se focalizar na sua auto estima, apresentar abertamente pra ela todas as possibilidades de superaçao.
    Porem, nós sabemos que a melhor soluçao seria uma medida preventiva nao so nas escolas, mas um trabalho de concientizaçao para a sociedade em geral pra ve se a gente esclarece de Uma vez por todas para os jovens que QUEM COMETE BULLYING NÃO É LEGAL!

    ResponderExcluir
  2. Olá Alessandra,

    Obrigada por seguir o blog e postar comentários reflexivos.

    Abs,

    Simone.

    ResponderExcluir